Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Estrutura

Casa Verde

 

O local onde teve início o Centro Volvo Ambiental é uma antiga casa típica do período da colonização da Vila Augusta, em Curitiba, Paraná. Construída em 1938 pela família Cruzeta e popularmente conhecida como ​Casa Verde,  o espaço é uma Unidade de Interesse de Preservação e atualmente concentra parte das atividades de Educação Ambiental do Centro Volvo Ambiental, abrigando uma exposição interativa onde o visitante pode conhecer mais sobre temas ambientais, bem como sobre a história da casa e do projeto.


 

Sala da Floresta Sala Principal Sala da Água

 


História:

Os primeiros moradores da casa foram José e Olívia Cruzeta, além dos quatro filhos do casal: Norma, Raquel, Reni e Osvaldo. O local, além de ser a residência da família, funcionava como armazém e restaurante, pois vendia de tudo e servia refeições aos caminhoneiros que paravam no posto de fiscalização bem em frente à Casa, na estrada velha de Campo Largo, a qual ligava Curitiba à Ponta Grossa. Quem cuidava do comércio, tanto no atendimento como na administração, eram as filhas do casal. Os alimentos servidos nas refeições do restaurante eram quase todos produzidos pela própria família no quintal de casa.

A Casa foi construída já com o intuito de virar comércio. José e Olívia Cruzeta viram ali uma boa oportunidade de melhorar de vida, já que quase não havia comércio na região. Para atrair os clientes, onde hoje existe um gramado lateral, havia um campo de bocha onde os caminhoneiros se divertiam enquanto esperavam as refeições. Era ali onde rolavam as conversas dos moradores da região para colocar o papo em dia. Além disso, era o ponto de encontro da família Cruzeta aos domingos, de forma que a casa vivia sempre cheia de gente, entre familiares e amigos.

A Vila Augusta, bairro onde está situada a Casa Verde, fica a 12 km do centro da capital e foi colonizado principalmente por imigrantes poloneses e italianos. Na época, por ser afastado da região central de Curitiba, as compras eram feitas por meio de vendedores ambulantes que passavam pelas ruas do bairro, funcionava o boca a boca.

Naquela época era possível encontrar espécies de animais que ainda hoje habitam a mata. De acordo com os moradores antigos, eram vistos serelepes, cotias, veados e uma vasta diversidade de pássaros, como gralhas azuis, pica-paus e tucanos. Além destes, eram criados porcos, peixes, cavalos, veados e galinhas. Nesse período, era comum pessoas da própria região caçando na mata fechada onde hoje existe a trilha ecológica. Depois da família Cruzeta, a casa teve outros moradores e não poucas vezes foi usada como comércio devido a sua boa localização e espaço e muitas pessoas do tempo em que os Cruzetas moravam na Casa, ainda hoje residem no bairro

A restauração da antiga casa buscou a conservação das características originais para que não fosse perdida a memória daquela época. O chão da sala principal da Casa Verde foi mantido representando uma forte característica do período da construção. A arquitetura da casa também foi preservada, evidenciado o formato de construção da época e a forte tendência dos colonizadores.

Bosque e Trilhas

O Centro Volvo Ambiental situa-se em meio a um remanescente de Floresta com Araucárias com 210 mil m². A Floresta com Araucárias é o mais importante ecossistema do sul do Brasil, com 1500 espécies botânicas, mais de 250 espécies de aves e centenas de outras espécies animais.

Apesar de no passado ter recoberto uma área de 200 mil km² nos três estados do sul do Brasil, esse belo ecossistema encontra-se seriamente ameaçado , restando menos de 3% de suas áreas já manejadas e cerca de 1% de remanescentes intocados. Em função de sua importância ecológica, histórica e cultural, o Centro Volvo Ambiental defende a conservação desse bioma por meio de ações educacionais.

 

Trilhas Ecológicas

No Bosque das Araucárias, o vistante pode ter o contato direto com a fauna e flora, favorecendo uma nova percepção da natureza e, acima de tudo, a sensibilizção para a causa ambiental.

No local é possível encontrar córregos, espécies vegetais raras da região como imbuias, canelas, ipês, xaxins, cedro entre outras, que formam um belo e rico ecossistema, além de animais nativos da região como cutia, serelepe, gralha-azul, grimpeiro, pica-pau rei. O Centro Volvo Ambiental conta com três trilhas ecológicas em meio a mata:

 

• Trilha das Araucárias: 984 m

Trilha da Bromélia: 563 m

Trilha da Figueira: 498 m

 

 

 

 

 

Espaço Mosaico

O Espaço Mosaico foi criado em 2010 para poder oferecer um número maior e mais variado de atividades sociais, ambientais e culturais. O espaço conta com um auditório para receber exposições e eventos, administração, cozinha e cinco salas de aulas para realização de cursos e oficinas envolvendo a comunidade, funcionários, escolas e instituições parceiras.