Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Bosque e Trilhas

O Centro Volvo Ambiental situa-se em meio a um remanescente de Floresta com Araucárias com 210 mil m². A Floresta com Araucárias é o mais importante ecossistema do sul do Brasil, com 1500 espécies botânicas, mais de 250 espécies de aves e centenas de outras espécies animais.

Apesar de no passado ter recoberto uma área de 200 mil km² nos três estados do sul do Brasil, esse belo ecossistema encontra-se seriamente ameaçado , restando menos de 3% de suas áreas já manejadas e cerca de 1% de remanescentes intocados. Em função de sua importância ecológica, histórica e cultural, o Centro Volvo Ambiental defende a conservação desse bioma por meio de ações educacionais.

 

Trilhas Ecológicas

No Bosque das Araucárias, o vistante pode ter o contato direto com a fauna e flora, favorecendo uma nova percepção da natureza e, acima de tudo, a sensibilizção para a causa ambiental.

No local é possível encontrar córregos, espécies vegetais raras da região como imbuias, canelas, ipês, xaxins, cedro entre outras, que formam um belo e rico ecossistema, além de animais nativos da região como cutia, serelepe, gralha-azul, grimpeiro, pica-pau rei. O Centro Volvo Ambiental conta com três trilhas ecológicas em meio a mata:

 

• Trilha das Araucárias: 984 m

Trilha da Bromélia: 563 m

Trilha da Figueira: 498 m